História

A FEDERACITE E O TRADICIONALISMO

Os problemas de isolamento devido as grandes distancias entre as propriedades, e do individualismo típico,do nosso homem do campo, que reluta em participar de ações associativas levou o Governo do Estado,através da Secretaria da Agricultura criar os CITES(clubes de integração e trocas de experiências).
A idéia dos Cites,surgiu na França em 1940 quando 15 agricultores,decidiram se unir e fundar um centro de estudos de tecnologias agrícolas.

Em seguida esta iniciativa se espalhou,com sucesso,pela Europa e outros países da América Latina,principalmente na Argentina e Uruguai.

Os Cites, tem como embasamento teórico os fundamentos do Associativismo e o Cooperativismo.Que constitui-se numa associação de pessoas que se unem,voluntariamente,para satisfazer aspirações e necessidades econômicas,sociais e culturais..A auto-ajuda e a ajuda mútua constituem-se nas bases essenciais, para que se atinja os objetivos propostos pelo clube.

Inicialmente,o objetivo mais premente era o de introduzir, novas tecnologias entre seus associados tendo em vista, a estagnação do setor na época.

A compra e o uso em comum de máquinas e equipamentos,prestação de serviços,comercialização de safras em conjunto, são também conseqüências desta grupalização de produtores.
Por algum tempo estes grupos de produtores serviram como difusores dos principais programas da Secretaria da Agricultura/RS,destacando-se entre eles o programa de integração Lavoura-Pecuária.
Passados dez anos de fundação dos primeiros CITES,em 1986,foi fundada a Federacite com o objetivo de congregar e organizar o funcionamento dos mesmos.

Atualmente,existem 123 CITES,congregando cerca de 1400 produtores.
Ao longo de sua história a Federacite,com recursos exclusivos dos citeanos construiu, uma sede, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio,organizou viagens de estudos aos mais importantes centros de pesquisa do setor público e privado do pais,do Uruguai, da Argentina e do Chile.

Anualmente,durante a Expointer a Federacite desenvolve uma intensa programação, de palestras e seminários, em sua sede no parque,reunindo produtores,pesquisadores,professores universitários e estudantes de ciências agrárias,procurando manter seus filiados atualizados.
Por ocasião da Expointer/2005,a Federacite, lançou a sua XIII publicação,sempre, com temas pertinentes ao momento.

Atualmente a Federacite possui um convenio com a Emater no sentido de contar com assessoramento de seus técnicos, com vistas a dinamização dos 123 Cites espalhados pelo RGS.Durante a Expointer/2005 assinou,também,convenio com Senar,Sebrae e Farsul com objetivo de integrar os citeanos no programa juntos para competir.

Quando se fala em tradição gaúcha qualquer que seja o objetivo de quem as cultura está sempre ligado ao campo e a figura do gaúcho,homem livre e errante que vagueia soberano sobre seu cavalo,tendo como previlégio o desfrute da natureza.

O movimento tradicionalista teve como base, o gaúcho da região da campanha, e posteriormente começou a se desenvolver fortemente em outras regiões como por exemplo a serrana, de colonização alemã e italiana tendo como representação a figura do gaúcho com suas expressões campeiras.Portanto o gaúcho sendo um tipo livre e bravo serviu de modelo para grupos étnicos diferentes, o que nos mostra que essa representação une os habitantes do Estado e do próprio país.
Segundo Tan Golin o tradicionalismo é um estado de alma e de espírito.É uma forma de rever as coisas do passado com a preocupação de retirar elementos fundamentais que possam ser utilizados para consolidar o indivíduo na sociedade atual.

A Federacite e os Cites como congregam produtores ,tendo também como objetivo buscar a harmonia social,além de cooperar com a evolução e o progresso estão intrínsicamente ligados a todo e qualquer movimento que cultive as tradições do povo gaúcho.

Eng°. Agr°José Mauro S. Cachapuz
Diretor Técnico Federacite
Publicação
Vacarias dos Rodeios - Getúlio Marcantonio - Janeiro de 2006 Vacaria / RS
FEDERACITE - Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 - KM 13
Esteio - Rio Grande do Sul
(51) 3473-4981
federacite@federacite.com.br

FEDERACITE - Todos os direitos reservados - 2012