NIC - Núcleo de Planejamento Estratégico

Coordenador:
Joal de Azambuja Rosa
Desde 1984 integra o CITE 42 de Guaíba, com abrangência também nos municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas.


Telefone: (51) 9985.5445
Site: www.altodadivisa.com.br
Endereço: Br 290, Km 132 - Eldorado do Sul
Desde 1984 integra o CITE 42 de Guaíba, com abrangência também nos municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas.

Criador de cavalo crioulo: Cabanha Alto da Divisa

O que é o núcleo?
Um órgão de apoio técnico à ação da FEDERACITE, coordenado por um citeano de livre escolha do seu Presidente e integrado por representantes de instituições que formam a infra-estrutura científica e tecnológica da agropecuária do Rio Grande do Sul.

Qual é a função do núcleo?
Subsidiar a Presidência na formulação das pautas e dos conteúdos do processo de planejamento estratégico da FEDERACITE com vistas à consecução dos objetivos estatutários e da sua VISÃOenquanto instituição de fomento do desenvolvimento sustentável da agropecuária e das pessoas que vivem no meio rural. Neste sentido o planejamento estratégico da instituição tem duas dimensões: uma interna e outra externa ao MOVIMENTO CITEANO.

Na DIMENSÃO EXTERNA, subsidiar a postura de um maior protagonismo do MOVIMENTO CITEANO nos foros em que se dão as discussões, formulações e decisões que acontecem nos planos local, regional e nacional e que afetam o desenvolvimento em geral e da agropecuária em particular. Protagonismo entendido a partir do princípio CITEANO de que o produtor é, a um só tempo, objeto e SUJEITO do desenvolvimento que logra alcançar. Neste sentido a FEDERACITE está determinada a ter participação ativa nas iniciativas comunitárias de planejamento estratégico participativo com vistas ao desenvolvimento setorial e global - como é o caso da Agenda RS 2020 - e orientar os seus clubes a participarem do planejamento comunitário através de foros como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento.

• Estimular a capacitação competitiva sustentável dos estabelecimentos citeanos através da adesão voluntária aos programas da EMBRAPA e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento denominados Boas Práticas Agropecuárias, BPA, e Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas, PISA.

• Estimular a constituição de Alianças Mercadológicas com base em experiências exitosas como a da APROCCIMA.

• Estimular a diversificação da produção citeana em direção a atividades de elevada densidade de valor e renda, como é o caso da pecuária leiteira e da fruticultura.

• Estimular a constituição de novos CITEs.
FEDERACITE - Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 - KM 13
Esteio - Rio Grande do Sul
(51) 3473-4981
federacite@federacite.com.br

FEDERACITE - Todos os direitos reservados - 2012