120 - Vacaria

CITE 120 - Vacaria

No dia 22 de outubro de 1997, no Sindicato Rural de Vacaria, reuniu-se um grupo de produtores com a idéia de formar um CITE. Inicialmente, nesta reunião, compareceram 16 pessoas representando 14 estabelecimentos dos quais, atualmente, a maioria permanece no Cite que passou a ter o número 120.

Todas as idéias a respeito de união e trabalho, com troca de experiências, começaram a ser colocadas em prática nas reuniões mensais, tendo sido a primeira, no dia 06 de novembro de 1997. Estas reuniões foram realizadas tanto nas propriedades como em locais estrategicamente escolhidos, para tratar de assuntos de interesse do grupo.

O CITE 120 procura seguir as orientações da cartilha da FEDERACITE, mas na sua formação apresenta um diferencial, pois seus integrantes são de municípios da região dos Campos de Cima da Serra como Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, Campestre da Serra, Ipê e André da Rocha com um propósito em comum, produzir carne de qualidade com base nas raças britânicas, visando a sustentabilidade da pecuária, através do consorciamento com a agricultura. Outro objetivo foi à procura de uma qualificação maior do grupo e das propriedades participando de diversos cursos e encontros.

Para isto tem como missão promover a integração e troca de experiências, a capacitação tecnológica, visando o aumento da produtividade e qualidade dos produtos agropecuários de forma sustentável, exercendo liderança na comunidade e objetivando a valorização do produtor rural.

A troca de experiências e as discussões de assuntos de interesse da propriedade e do setor, levou o grupo a direcionar seu plantel, antes diversificado, agora direcionado as raças britânicas, alcançando 100% na utilização de touros ou sêmen, visando uma pecuária de ciclo curto com abate de novilhos jovens e precoces.

Após a conquista do título de CITE DO ANO 2003 os citeanos passaram para uma nova fase, retomando o convênio com a EMATER, depois com a Embrapa Pecuária Sul, UCS e o programa Juntos para Competir e foram criadas comissões temáticas que passaram a efetivar parcerias, fortalecer a atividade da bovinocultura de corte e de leite, adquirir implementos agrícolas e desenvolver a agricultura.

Os citeanos apoiaram a criação da APROCCIMA, Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra, o que oportunizou as propriedades do CITE 120 participarem do BPA, Programa da Boas Práticas Agropecuárias. Este vínculo permite também, apoio na produção da genética identificada para produzir uma carne com maciez e acabamento de gordura, sem reduzir a rentabilidade desejável.

A produção de carne bovina e ovina com qualidade e fornecimento constante, pela APROCCIMA, fortalece a interação entre os produtores. Além da compra de produtos pecuários que sempre foi um dos pontos fortes do grupo, agora toda atividade agrícola está sendo desenvolvida de forma ordenada para que a terceirização de máquinas e equipamentos, a aquisição de insumos e a comercialização sejam feitas em conjunto.
 

DIRETORIA
Presidente: João Ernani Barboza Duarte
Secretário: Luiz Gilberto Ritter Martins
Tesoureiro: Cargo absorvido pelo Presidente
Telefone: 54- 9 99746287
E-mail: saocanuto1@yahoo.com.br
Site: www.aproccima.com.br
Gestão 2014

Título Download
CALENDARIO DE REUNIOES 2015
Para salvar o arquivo, clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar Destino como..."
FEDERACITE - Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 - KM 13
Esteio - Rio Grande do Sul
(51) 3473-4981
federacite@federacite.com.br

FEDERACITE - Todos os direitos reservados - 2012